Sábado, 13 de Agosto de 2005

Nomeação de Director Clínico

Sendo presidente da Câmara Municipal, o Dr. Artur de Almeida Carvalho Júnior, foi proposto, em 4 de Maio de 1945, a nomeação de um médico habilitado com o curso de Hidrologia. Por unanimidade, foi aprovado, o nome do Dr. Mário Gonçalves Carneiro.

Pelo Oficio n.º 347, Livº. 12-Processo n.º.16, de 27 de Setembro de 1945, a Direcção Geral de Saúde Publica, comunicou que foi nomeado para o cargo de Director Clínico da Estancia Hidrologia de Chaves, o Dr. Mário Gonçalves Carneiro.
Oficio 347a.jpg
“Lisboa, 27 de Setembro de 1945

Exmº. Snr. Dr. Mário Gonçalves Carneiro

Para os devidos efeitos, tenho a honra de comunicar que foi publicado no Diário do Governo n.º 223, 2.ª série, de 22 do corrente mes, o despacho que aprova a nomeação de V.Exª. para o cargo de director-clínico da Estância Hidrológica de Chaves, nos termos dos art.ºs. 54º. E 57. do decreto nº. 15.401 de 17 de Abril de 1928.

A BEM DA NAÇÃO
PELO DIRECTOR GERAL DE SAÚDE PUBLICA
Carlos d’Arruda Furtado”

Correcção: No livro “Incursões Autárquicas – de Firmino Aires, pagina 371, data de 6-10-1945, refere erradamente “oficio 348”. Como se pode constatar, pela reprodução, o ofício tem o n.º 347.

Director Clínico das Termas de Chaves por mais de meio século dedicou-lhe toda a sua vida.
publicado por Flaviense às 21:39
link do post | comentar | favorito
|
7 comentários:
De ZEN a 18 de Agosto de 2005 às 19:08
Caro Zeca, não me deu nenhuma novidade em relação ao significado do meu nome, mas pode haver tb outros significado...mas em altura certa o saberá!!! Quanto á pedreira meu amigo, n concordo de maneira alguma com tamanha "CAGADA"...Ficou esclarecido????
De Zeca a 16 de Agosto de 2005 às 17:54
Caro Zen, embora não seja particularmente amante do significado do seu nome [ZEN=Escola do budismo japonês, muito apreciada - mesmo que só superficialmente conhecida- em determinados círculos jovens intelectuais dos nosos dias. Influenciou poderosamente a arte no seu país de origem, especialmente na arte de conceber os jardins como locais de meditação e de quietude espiritual (jardins de pedras, de areia:máxima simplicidade). No Ocidente foi notável a sua influência na pintura de Antoni Tàpies]. Ao trancrever o significado do seu nome fique convencido de que você é pessoa dedicada à meditação e já agora diga-me lá: Não foi o Zen o inspirador da Pedreira?. Mas indo à sua pergunta quero dizer-lhe que as comparações são sempre necessárias e, se pensar bem, nós passamos a vida a fazer comparações, opções, para podermos tomar decisões. Pela vida fora o meu amigo já foi milhentas vezes comparado: pelos professores, pelos patrões, pelas namoradas, pelos pais,etc.ect.ect!Eu, no meu comentário, não comparo ninguém ,só quero dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. Passe muito bem, Senhor Zem.
De Elsita a 16 de Agosto de 2005 às 14:38
Queres conhecer um Blog com um espírito de festa onde a gargalhada pode contagiar?
Acabei de criar um, onde tento que rir seja o melhor remédio.
http://ritmos.blogs.sapo.pt/
De ZEN a 16 de Agosto de 2005 às 14:34
ò meu amigo zeca, vejo q anda informado agora falta-me saber se realmente anda bem informado, o q não me parece...
Queria so colocar uma questão, pq fala tanto você no Doutor J. Afonso Guimarães??? Grande homem ninguem põe em causa isso, será q quer fazer uma comparação???
Pq fico triste quando vejo pessoas a tentar retirar o merito a outras!!!
Era so isso...

FlaviuII n metas o nariz onde n és chamado...tens q comer mta sopa!!!
De FlaviusII a 15 de Agosto de 2005 às 09:53
Enfim ... Sempre se encontra alguem de bom senso !!!

Não era necessário ir tanto ao pormenor.

Obrigado pela explicação, Zeca.
De Zeca a 14 de Agosto de 2005 às 17:56
Na mesma página das Incursões Autárquicas, de Firmino Aires, diz-se que foi entregue à Câmara «um auto em que a Câmara é notificada de que a Inspecção de Águas vai propor ao Governo que à Câmara fosse retirado o direito de concessão das nascentes das águas Termais das Caldas de Chaves».A páginas 372 diz-se que a Câmara vai cobrar «cincoenta escudos» por cada doente inscrito que não seja residente na freguesia de Chaves e que o Director Clínico receberá «cincoenta por cento» (nada mau!!!).
Página 383 diz-se que o Conselho Municipal deliberou abrir concurso público para exploração da Estância Termal das Caldas. Na pg. 389 do mesmo livro e autor, diz-se:Foi realizada uma sessão extraordinária da Câmara « a fim de tentar solucionar a gravíssima situação das Caldas de Chaves que, por alguns erros e desmandos de várias autarquias e, principalmente pela escassez de verbas para obra de tanta monta, chegaram estas a um estado de total rotura». Diz ainda o autor que esta acta tem mais dezanove páginas que seria bom fossem publicadas !!! Porque o não são? Na mesma página alvitra-se que « seja abandonada a nascente Caldas de Chaves...». Quem era o Director Clínico? O Senhor Dr. Mário Carneiro, desde 1945.A pg. 394 informa que em 6 de Junho de 1947 a concessão das Caldas foi retirada à Câmara Municipal de Chaves! Na pg. 395 diz-se que a Câmara e o banqueiro Sotto Mayor chegam a acordo para a exploração das águas das Caldas. Pg. 409 vem a notícia da morte do banqueiro Sotto Mayor. Por despacho de 7 de Agosto de 1950 ( D.Gov. Nº. 190,II série, de 16 de Agosto de 1950) é nomeado Director Clínico das Caldas de Chaves o Professor Catedrático da Faculdade de Medicina do Porto, Doutor J. Afonso Guimarães que em 1965 (quinze anos depois) publicou um livro com o título "Caldas de Chaves" em que se fala das águas e onde se apresentam as «BASES GERAIS ORIENTADORAS DO PROJECTO DO NOVO BALNEÁRIO DA ESTÂNCIA TERMAL DE CALDAS DE CHAVES».Pareceu-me importante fazer estas considerações em abono da verdade. O Dr. Mário Carneiro merece o nosso respeito, simpatia e consideração mas seria bom que, com argumentos válidos e muita calma, se averiguásse se as Caldas devem mais ao Sr. Dr. Mário Carneiro ou se o Dr. Mário Carmeiro deve mais às Caldas!
De FlaviusII a 14 de Agosto de 2005 às 11:30
Que vida lhe dedicaram os Romanos e nem por isso são omenageados?

Mario Soares, Almeida Santos, ... Tambem dedicaram a vida ao país, por isso lhe estamos gratos eternamente , principalmente os oriundos das ex-colonias com o processo de descolonização que fizeram.

Grande homem, Chaves não teria sido a mesma sem ele, teve o merito de em 12 anos acantonar os PS no seu recanto e comandalos.

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2005

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Imagem do Dia

. «Gente sem escrúpulos»

. Imagem do Fim-de-Semana

. A DESAVENÇA

. O Póster do Día

. FALACIOSO IV

. O POSTER DA SEMANA

. HERESIA

. Exorcismo

. O POSTER DO DIA

.arquivos

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds